domingo, 25 de março de 2012

Elódea



Lamina para a análise da Elódea


Nome científico: Egeria densa
Originária da América do Sul, sendo nativa a leste dos rios Paraná e Paraguai. Elódea é uma planta aquática submersa enraizada, podendo também viver de forma livre.Multiplica-se com facilidade por fragmentação do caule, que é muito frágil, sendo esta sua principal forma de reprodução.
 
 
 
 
CURIOSIDADES
 
  • Elódea (nomes científicos: Egeria densa, Egeria brasiliensis) é o nome genérico dado a determinadas plantas aquáticas submersas que são do grupo das angiospermas. Muito utilizada na ornamentação de aquários e lagos artificiais, é comum encontrá-las à venda em casas de pesca e aquarismo. É uma monocotiledônea da família Hydrocharitaceae. Há pessoas que costumam confundi-la com “alga”, devido sua semelhança com algumas espécies de algas talosas, mas a Elódea está inserida no Reino das Plantas, enquanto que, a maiorias das algas pertencem ao Reino Protista. Isso permite dizer que a Elódea possui um conjunto de características diferentes da maioria das algas, ao ponto de colocá-la em um reino diferente daquele em que grande parte das algas está inserida.
 
  • Essa planta é muito indicada para iniciantes em aquário, pois é muito resistente, talvez a mais popular. Prefere pH acima de 7,0, mas suporta 6,5 a 7,5, e 8 a 18°DH. Não gosta de água muito quente 15 a 25ºC. Pode atingir 50cm de comprimento mas é só corta-lá e plantar de novo. Com luz natural normalmente floresce.
 
 


Visão microscópica das fibras da Elódea

Nenhum comentário:

Postar um comentário