sábado, 24 de março de 2012

Reações químicas no cloroplasto

Os plastídios são organelas especiais das células vegetais.
Os mais importantes deles são os CLOROPLASTOS, que conjuntamente com as mitocôndrias constituem as maquinarias bioquímicas capazes de produzir transformações energéticas nas células.
O cloroplasto possui três componentes principais: O ENVOLTÓRIO, O ESTROMA E OS TILACÓIDES.
  
FOTOSSÍNTESE
A fotossíntese é uma das funções biológicas fundamentais das células vegetais. Graças à clorofila contida nos cloroplastos, os vegetais são capazes de absorver a energia que a luz solar emite como fótons e transformá-la em energia química.
A fotossíntese é, de certo modo, um processo inverso, de modo que os cloroplastos e as mitocôndrias possuem muitas semelhanças estruturais e funcionais.
Na fotossíntese a reação química principal é:

n CO2 + n H 2O + luz-clorofila (CH2 O)n + n O2

 Isto consiste na combinação de CO2 e H2 O para formar hidratos de carbono, com a liberação de O2.
Os Hidratos de Carbono formados pela fotossíntese são sacarídeos solúveis que circulam pelos diferentes tecidos da planta ou são acumulados como GRÃOS DE AMIDO nos cloroplastos 9,2.
Além disso, o produto da fotossíntese pode converter-se geralmente fora dos cloroplastos em um polissacarídeo estrutural ou em lipídios ou proteínas da planta.

REAÇÕES LUMINICAS.
A fotossíntese compreende uma série de reações, algumas das quais ocorrem exclusivamente na presença de luz e outras na ausência de luz. São chamadas, respectivamente, REAÇÕES LUMINICAS (fotoquímicas) e REAÇÕES ESCURAS (na ausência de luz).
Nas fases finais das reações FOTOQUÍMICAS, forma-se NADPH e ATP. A formação de ATP é denominada FOTOFOSFORILAÇÃO.

As REAÇÕES NA AUSENCIA DE LUZ completam o ciclo fotossintético, e em seu curso a energia contida nos ATP e nos NADPH é utilizada para sintetizar diversas moléculas alimentícias com o CO2 captado da atmosfera.

AS REAÇÕES FOTOQUÍMICAS OCORREM NA MEMBRANA DO TILACÓIDE, cuja bicamada lipídica contém uma série de complexos protéicos transmembranosos, alguns associados a pigmentos. Estes são encarregados de captar a energia da luz solar. Existem vários tipos, cada um deles capaz de absorver uma gama particular de comprimento de onda do espectro luminoso.
Entre os pigmentos destacam-se as CLOROFILAS (a, b). Existem várias clorofilas a e b, caracterizadas por suas composições químicas, seus espectros de absorção da luz e suas funções.
Também na membrana dos tilacóides encontra-se a ATP sintetase, que forma ATP a partir de ADP.

REAÇÕES NA AUSÊNCIA DE LUZ
A síntese de hidratos de carbono, a partir de ATP e NADPH formados anteriormente nas reações fotoquímicas, ocorrem no ESTROMA.
Estas reações constituem uma série de reações químicas agrupadas sob o nome de CICLO DE CALVIN ou CICLO C3, e também O CICLO DE HATCH SLACK ou CICLO C4 nas quais intervêm várias enzimas localizadas no estroma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário